segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Parkour, saiba mais sobre o assunto


O que é Parkour?
Parkour é uma arte do deslocamento. É utilizar uma série de habilidades do corpo humano em conjunto para dominar o ambiente em sua totalidade, de forma a conseguir se movimentar passando por obstáculos no seu caminho. Isso se traduz em treinamento de habilidades como escaladas, pulos, equilíbrio, corrida em infinitas possibilidades de combinações utilizando apenas o corpo como ferramenta, e sempre visando a preservação da integridade física em primeiro lugar.

Não é perigoso?
Um dos princípios do Parkour é a integridade física. Não se deve colocar em risco desnecessariamente, e sim preparar o corpo, com muita força e técnica, para situações adversas. Quase todos os acidentes são perfeitamente evitáveis com uma boa preparação e prudência.

Quem criou? Qual sua história, origens?
Em meados dos anos 80, David Belle foi treinado por seu pai Raymond Belle, um ex-combatente vietnamita, por um método de educação física onde se desenvolve várias habilidades físicas naturais do ser humano, assim como fundamentos morais. A partir disso, morando na pacata cidade de Lisses perto de Paris, David Belle começou a adaptar os treinos para as ruas junto com seus amigos. Se tornou Bombeiro, aprendeu Kung fu, e no final dos anos 90 criou o termo "Parkour" para aquilo que treinava a mais de 10 anos com os amigos nas ruas.

E no Brasil, como chegou?
Assim como no resto do mundo, no Brasil o parkour chegou através de videos na internet. Praticantes de diversas cidades do Brasil como Brasília, São Paulo, Curitiba e Florianópolis começaram a treinar baseado no que viam em poucos videos de David Belle em 2004, e de informações muito escassas em sites internacionais. A partir daí surgiu a comunidade brasileira de Parkour, que foi se desenvolvendo desde então.

Quem treina Parkour é o que? Parkourista?
Tracer para o masculino, Traceuse para o feminino. Muitos ainda utilizam o termo "Traceur" para homens, termo popularizado em alguma tradução errônea no início da divulgação do Parkour.. Mas como os "Original Tracers", antigo grupo de David Belle, a grafia certa seria sem o U. A origem do nome vem da gíria "Tracer" em francês, que significa traçar. O nome do primeiro grupo de David Belle também era Original Tracer.

Como são as competições?
No Parkour não há competições. Ele é por sua essência não competitivo, onde o Tracer deve focar no auto desenvolvimento e não em vencer alguem. Existe um movimento mais esclarecedor sobre isso, quem tiver interesse leia "Pro Parkour, Against Competition". Por isso os interessados em competições costumam usar outros nomes, como o caso do "Parcouring" na alemanha e "Freerunning" em campeonatos na Áustria e Inglaterra.

Ouvi dizer sobre a filosofia do Parkour, o que seria?
O Parkour baseia-se em princípios. Princípios de força, eficiência, superação (obstáculos), e integridade física. No entanto não existe uma filosofia "set in stone", e isso fica a cargo da comunidade e da interpretação de cada um. No entanto, a comunidade foi desenvolvida em tom de companheirismo, todos se ajudando, todos unidos aprendendo e celebrando a evolução do próximo. Por causa desse clima começou a se desenvolver uma repulsa à tudo aquilo que de uma forma e outra vai contra esse espírito, e assim surgiram algumas ideologias que foram incorporadas pela comunidade como a "filosofia" do Parkour.

Parkour é esporte?
Para responder isso seria necessário primeiro a entender a definição do conceito. Parkour não é um esporte onde existam regras, competições, não se enquadra num "jogo". No entanto é uma atividade física, e segundo a estudante de educação física Poliana Sousa:

"De todos os conceitos de Esporte o que mais se apropria ao Parkour é: (...) um fenômeno sócio-cultural, que envolve a prática voluntária de atividade predominantemente física (...) não competitiva com finalidade de lazer, contribuindo para a formação, desenvolvimento e/ou aprimoramento físico, intelectual e psíquico de seus praticantes e espectadores. Além de ser uma forma de criar uma identidade esportiva para uma inclusão social."

Para saber mais detalhes entrem no site: www.parkour.com.br/tudo-sobre-parkour/

0 comentários:

Blogger Templates by OurBlogTemplates.com 2007