quarta-feira, 27 de maio de 2009

Texto de Blane

Blane Origens

No Parkour eu tinha encontrado algo que parecia tão fresco e excitante, algo totalmente não-competitivo, uma atividade que era tão simples para começar, mas impossível de se atingir a perfeição... Algo que me desafiaria, e me daria uma liberdade que as artes marciais não me deram.

Penso que estas são as qualidades que atraem mais pessoas para o início de Parkour - elas vêem os saltos espetaculares, as combinações sutis e o aparentemente impossível tornar-se não apenas possível, mas simples, para estes homens e mulheres que não se parecem muito diferentes deles próprios.

Este é um período de lua-de-mel, emoção, diversão e uma sensação de que eles estão revivendo uma parte da sua infância, brincando, explorando e encontrando alguns novos grandes amigos. Mas aí vem um tempo, não muito após esse período de lua-de-mel quando subitamente realizam apenas aquilo que será necessário para se superar no Parkour. Porque por trás do véu de saltos bonitos e aterrissagens suaves dos mais experientes traceurs, existe uma pessoa que tem investido bastante tempo, dedicação e esforço para atingir o nível em que esta.
Tenho visto um monte de pessoas que vão e vêm, ao longo dos anos - alguns já voltaram até uma ou duas vezes, outros por um ou dois meses e alguns por dois anos, antes de decidir que não desejam continuar a sua formação. Parkour não é para todos, é preciso certo tipo de pessoa a prevalecer através dos tempos difíceis e sair deles, prontos para mais.


Todo mundo gosta do período de lua-de-mel, e esta dura tempos diferentes de pessoa para pessoa, mas depois todos eles se confrontam com a questão se eles realmente querem se sacrificar tanto quanto eles terão para chegar a um bom nível.

Foi só após o Parkour que eu compreendido a importância do treino da mente, assim como do corpo. Sem uma mente forte e uma vontade de agir e de usar a capacidade física, somos inúteis. O que adianta ter braços fortes se você for tiver medo para entrar em um prédio em chamas para levar alguém que você gosta em segurança? Esse é um exemplo extremo, mas destaca a necessidade de treinar a sua mente, juntamente com o seu corpo.

Assim, quando eu descobri Parkour e compreendi esse enorme buraco na minha preparação para ser "forte", eu nunca olhei para trás. Eu enfrento meus medos e dúvidas e me forço a fazer saltos e movimentos que me assustam porque eu quero ter a força física e mental para enfrentar meus medos e dúvidas em uma situação de emergência que ocorra ao meu redor. Essa é a razão de eu treinar hoje, e aquilo que me mantém motivado e disposto a sair na chuva, sozinho, no escuro, forçar a mim mesmo em condições difíceis.
Não existem medalhas a serem ganhas, troféus não irá nunca estar na minha prateleira com meu nome gravado na base, e minha família e amigos podem nunca compreender completamente por que razão eu faço, ou o que eu faço - e estou bem com isso. Sabendo que eu sou mais capaz de cuidar das pessoas com que me preocupo do que eu era ontem, é suficiente para mim.

0 comentários:

Blogger Templates by OurBlogTemplates.com 2007