terça-feira, 9 de junho de 2009

Historia da Nintendo


A Nintendo foi criada por Fusajiro Yamauchi em 1889 e fabricava cartões artesanais de um tipo de baralho tradicionalmente japonês chamado Hanafuda. Em 1950, Hiroshi Yamauchi, filho de Fusajiro, fechou uma parceria com a Disney para produzir cartas estampadas com seus personagens.

Em meados da década de 1970 a empresa começa a perder mercado para fabricantes de jogos eletrônicos como Bandai e Atari e entra definitivamente neste ramo com a fabricação de pequenos aparelhos eletrônicos equipados com uma mini-tela LCD, chamados de Game & Watch. O então criador Gunpei Yokoi daria início a era digital da empresa que prosseguiria ao longo das décadas de 1970 e 1980, com a fabricação de fliperamas. Mas os fliperamas da Nintendo não emplacavam nos Estados Unidos.

Então, Shigeru Miyamoto, um desenhista trabalhando desde 1977 na empresa, fora chamado para criar um jogo que pudesse usar os gabinetes do mal-sucedido Radar Scope. Miyamoto, que não entendia nada de tecnologia, criou um game sobre um carpinteiro que salvava sua namorada de um gorila. Donkey Kong, lançado em 1981, foi um sucesso, e revelou dois personagens: o gorila-título, e Mario (primeiramente chamado Jumpman), que se tornaria mascote da empresa.

Após outros arcades bem sucedidos, como Donkey Kong Jr., e Mario Bros., a empresa resolveu investir num console caseiro. O Famicom (Family Computer) foi lançado no Japão em 1983, e em 1985 fora lançado nos Estados Unidos com on nome de NES (Nintendo Entertainment System). O NES é apontado por "salvar" a indústria de jogos eletrônicos que estava estagnada depois do crash de 1983, vendendo certa de 60 milhões de consoles. Com as grandes vendas deste console e dos jogos Super Mario Bros., Metroid e The Legend of Zelda a Nintendo se consagra definitivamente como líder mundial e se torna símbolo de toda uma geração. Nessa época, muitas pessoas nem mesmo usavam o termo "Videogame", preferindo referir-se a esse tipo de aparelho simplesmente como "Nintendo".

Em 1989, a Nintendo lançou seu primeiro portátil, o Game Boy, e viu um primeiro grande concorrente surgir: a Sega, com seu Mega Drive. Com a Nintendo lançando o Super NES em 1991, as duas empresas lutaram ao longo dos anos 1990 pelo domínio do mercado dos consoles. O Mega Drive reduziria os 90-95% do mercado da Nintendo a meros 35%, mas jogos como Super Mario World, Street Fighter II, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Donkey Kong Country e a série Final Fantasy garantiriam o primeiro lugar de volta à Nintendo.

Em 1995, a Nintendo anunciou seu próximo console, o Nintendo 64, e a Sony, gigante no mundo dos eletrônicos, lançou o PlayStation (inicialmente planejado como periférico do Super NES). Como o console da Sony usava CDs, e o Nintendo 64 mantinha os cartuchos, a maioria dos fabricantes abandonou a Nintendo para trabalhar com o PlayStation. O Nintendo 64 foi lançado em 1996 e fora superado pelo PlayStation, mas garantiu o segundo lugar, tendo mais vendas do que o Sega Saturn.

Em 1996, fora lançado o Game Boy Pocket, versão menor do original, e os primeiros jogos de Pokémon, que garantiriam vendas colossais do portátil. Em 1998, fora lançado o Game Boy Color.

Em 2001, a Nintendo lançou o sucessor do N64, o Nintendo GameCube. O console sofreu uma dura concorrência da Sony e seu video game PlayStation 2, e da recém-chegada Microsoft e seu Xbox. Também em 2001 apareceu o sucessor do Game Boy, o Game Boy Advance.

Em 2004 foi apresentado um novo video-game portátil, o Nintendo DS, com duas telas (uma tátil), que recebeu 3 milhões de pré-ordens em seu lançamento. Em 2005 foi lançada uma versão à parte do Game Boy Advance, o Game Boy micro.

Na E3 de 2005 a empresa anuncia a sua entrada na nova geração, lançando o seu novo console caseiro, chamado Nintendo Wii, que irá protagonizar a guerra de consoles da nova geração, junto com o Xbox 360 da Microsoft, e o PlayStation .

0 comentários:

Blogger Templates by OurBlogTemplates.com 2007