quarta-feira, 10 de junho de 2009

Suécia elege deputado pirata


Partido dos Piratas é o nome da força política sueca que conseguiu eleger um deputado para o Parlamento Europeu.

Vai defender novas regras para a partilha de ficheiros.

O grupo acredita que é preciso reformular a legislação de direitos de autor e adaptá-la à realidade da Internet, deixando de considerar crime muitas das acções que hoje são penalizadas legalmente e que limitam os movimentos dos utilizadores online. Também defende um reforço dos direitos de privacidade dos cidadãos online.

No activo desde 2006, foi depois de terminado o julgamento do Pirate Bay que o partido ganhou mais adeptos, conseguindo triplicar o número de apoiantes apenas numa semana.

A Suécia foi durante anos um dos países mais permissivos da Europa no que se refere à utilização da Internet. Recentemente reformulou a legislação e tornou-se um dos mais duros, criando regras que passaram a fazer dos criadores do Pirate Bay "criminosos", porque facilitam a partilha ilegal de ficheiros.

Muitos cidadãos do país estão contra esta mudança tão radical e isso provou-se quando o Partido dos Piratas, superando as suas próprias expectativas conseguiu reunir 7,1 por cento dos votos e eleger um eurodeputado.

0 comentários:

Blogger Templates by OurBlogTemplates.com 2007