segunda-feira, 27 de julho de 2009

10 Leis bizarras vigentes nas terras da Rainha

Ao contrário da maioria dos países que possuem uma única constituição consolidada, o Reino Unido tem a sua carta Magna emanada em três níveis: leis escritas, decisões judiciais e as convenções constitucionais. Assim, uma parte do arcabouço regulamentador é baseado em usos e costumes, o que origina certas situações bizarras que, quando transportadas aos dias de hoje, causam frouxos de risos em que as lê.

O certo é que a modernidade deve ter varrido do mapa o cumprimento da maioria dessas leis pitorescas, exceto talvez, no tocante ao alivio fisiológico das mulheres grávidas e na proibição dos taxis de transportarem cadáveres e cachorros loucos...

1- Se você planeja passear em Londres com um cão com raiva (hidrofibia) e/ou um cadáver, então vá de ônibus, metrô ou bonde, pois é ilegal transportar cães loucos e cadáveres em táxis.

2- Na Grã Bretanha é proibido morrer nas dependências do parlamento. Portanto, se você está se sentindo mal, evite entrar no congresso inglês, pois o seu cadáver poderá ser preso.

3 – Se você colar um selo numa carta com a esfinge de Vossas Majestades para baixo, corre o risco de ter a sua própria cabeça enfiada num balde, uma vez que isto é considerado traição a Vossas Majestades.

4 – De acordo com a lei de combate à sonegação de impostos de 1996, é ilegal omitir do fiscal fazendário qualquer coisa que ele queira saber, embora ninguém seja obrigado a dizer algo que o fiscal não tenha perguntado.

5- Na Inglaterra as mulheres grávidas podem aliviar suas necessidades fisiológicas em qualquer lugar que lhes aprouver, praças, teatros, estabelecimentos comerciais, locais públicos e até, excepcionalmente, no quepe de um policial.

6- Todos os homens a partir de 14 anos são obrigados por lei a praticar 2 horas diárias de arco e flecha. O objetivo da lei é manter gente em condições de defender o reino em caso de ataque nuclear.
7 – Na cidade de Chester os galeses são proibidos de entrar antes do nascer do sol e devem deixar a cidade imediatamente após o crepúsculo. Provavelmente esta lei tenha algo a ver com seus hábitos barulhentos de cantar a plenos pulmões canções dos seus times de rugby enquanto se encharcam de cerveja.

8- É ilegal quebrar o ovo cozido pelo lado mais pontudo. Esta lei foi introduzida pelo rei Charles, que, no entanto, a desobedecia sistematicamente, uma vez que invariavelmente ele começava a comer seus ovos pela extremidade mais pontuda.

9- A cabeça de qualquer baleia que encalhe nas praias britânicas é de propriedade do Rei e a cauda é da Rainha. Caso da rainha necessite dos ossos para fazer espartilhos, é justo que ela use a parte da cauda, porque ao rei certamente caberá a cabeça.

10- Em Londres é ilegal chamar um taxi se você tiver contraído peste negra, ou se o seu cão estiver com raiva, ou carregando um cadáver, salvo se o referido cadáver tenha morrido no parlamento, pois neste caso ele deverá ser necessariamente conduzido à prisão.

0 comentários:

Blogger Templates by OurBlogTemplates.com 2007