segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Veja sete dicas para comprar com segurança na internet

A crescente demanda por aquisições de produtos via internet é um impulso ao mercado mundial e uma realidade aos comerciantes. Porém, junto com esse aumento, o número de fraudes e empresas caloteiras também é expressivo. Confira as dicas para se prevenir antes de realizar uma compra.

De acordo com a consultoria e-bit, o índice de confiança do e-consumidor indicador criado em parceria com o movimento internet segura - atingiu 86,3% no mês de abril. Já as vendas pela internet, também segundo a instituição, somaram R$ 2,9 bilhões no primeiro trimestre de 2009, valor que representa um aumento de 24,6% em relação ao mesmo período de 2008.

Com o crescimento expressivo do comércio virtual, o número de fraudes também acompanha a esse índice e que podem causar prejuízos aos consumidores. No Brasil, os riscos mais comuns estão em sites falsos (que, em geral, vendem produtos a preços muito abaixo do mercado). Além disso, tem a comercialização de produtos contrabandeados ou com importação fraudulenta (a embalagem indica um produto, mas contém outro diferente).

Como forma de evitar transtornos com o comércio virtual, a Eletrônica Santana preparou uma lista com sete dicas que podem garantir mais segurança ao consumidor na hora de fazer suas compras pela internet. A proposta é manter a confiança no comércio eletrônico e saber aonde compra. Confira:

1 - Procure saber se a loja virtual também possui loja física, com endereço, telefone para contato e e-mail.

2 - Verifique se o site é seguro e conhecido de outras pessoas (informações em fóruns e na própria internet podem ajudar).

3 - Confira se a loja possui certificados de segurança, como VeriSign, InternetSegura, Unicert, FControl, entre outros.

4 - Duvide de preços muito baixos, fora do padrão praticado por outras lojas virtuais.

5 - Imprima sempre os comprovantes de compra, com o número da transação e a confirmação do pedido.

6 - Leia todos os termos do contrato, antes de finalizar a transação. Isso evita problemas futuros em relação a trocas e devolução do dinheiro, no caso de arrependimento.

7 - Em hipótese nenhuma, confirme seus dados pessoais por e-mail (muitos golpes são originados dessa maneira).


Fonte: www.tecnologia.terra.com.br

0 comentários:

Blogger Templates by OurBlogTemplates.com 2007