quinta-feira, 10 de setembro de 2009

As 5 Qualidades do Líder.

As pessoas gostam de seguir um líder talentoso. No mercado de trabalho, existem muitos chamados "líderes", que após cuidadoso exame, não têm seguidores verdadeiros e devotados. Dizem que um líder sem seguidores é apenas alguém que saiu para passear sozinho. Qual a diferença?

Barna Research Ltda, uma empresa que se destaca por sua habilidade em identificar tendências e práticas sociais, em 1997 conduziu uma pesquisa para determinar o que as pessoas desejavam de um líder. As cinco principais qualidades encontradas foram:

1 - Habilidade para motivar pessoas e obter o seu envolvimento;

2 - Habilidade na negociação de um acordo, quando existem conflitos;

3 - Capacidade para identificar o curso correto de uma ação a ser tomada;

4 - Capacidade para tomar decisões, mesmo impopulares, visando o interesse das pessoas;

5 - Experiência no treinamento e desenvolvimento de outros líderes, que venham a se engajar efetivamente na realização;

Provérbios 14.28 ensina: "A grandeza de um rei depende do número de pessoas que ele governa; sem elas ele não é nada." Em termos leigos, você não pode fazer muita coisa se não tiver pessoas ajudando. Muitos acreditam que, uma vez atingindo uma posição de autoridade, as pessoas as seguirão automaticamente. Muitas vezes, entretanto, essa "posição" de autoridade, apenas resulta na solidão de um chefe quando a luta esquenta. O líder efetivo, contudo, reconhece que a autoridade emanada de sua posição nada significa, sem a disposição e o apoio entusiástico da equipe.

Se você quer que "súditos" fiéis (colaboradores ou companheiros de trabalho) sigam-no na batalha, lembre-se o que é preciso fazer para tê-los nessa condição.

Um líder vigoroso motiva os outros, negocia conflitos habilmente, traça um curso claro para as ações, serve os melhores interesses das pessoas e desenvolve futuros líderes.

Qual destas cinco áreas você acha que precisa dedicar mais atenção nesta semana, para que seja um líder mais eficiente e produtivo?

Fonte: www.soadministracao.blogspot.com

0 comentários:

Blogger Templates by OurBlogTemplates.com 2007