sábado, 11 de julho de 2009

As dez fobias mais esquisitas do planeta

Fobia (do Grego φόβος “medo”), em linguagem comum, é o temor ou aversão exagerada ante situações, objetos, animais ou lugares.

Sob o ponto de vista clínico, no âmbito da psicopatologia, as fobias fazem parte do espectro das doenças de ansiedade com a característica especial de só se manifestarem em situações particulares.

Veja abaixo as 10 fobias mais esquisitas do mundo:
1. Ablutofobia

A Ablutofobia é um medo incomum de tomar banho.
2. Afobia

A afobia é uma fobia na qual a pessoa que possui tem medo de não ter medo em situação quando deveria tê-lo, isto é, o medo da falta de fobias.
3. Coulrofobia

Coulrofobia é o termo psiquiátrico usado para designar o medo de palhaços. Não é incomum entre crianças, e as vezes também ocorre com adolescentes e adultos. Às vezes o medo é adquirido após experiências traumáticas com um indivíduo singular, ou após ver algum palhaço ameaçador na mídia.

Como exemplo, temos o personagem Billy, do desenho animado “As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy”, que sofre dessa doença.
4. Ergasiofobia

Ergasiofobia é o uma Fobia medo excessivo ou irracional e pavor ao trabalho. Pessoas com essa doença, tendem a ser chamadas de preguiçosas, mas precisam de acompanhamento médico profissional e da compreensão dos familiares.
5. Fonofobia

Fonofobia, é uma doença que se manifesta pelo horror à sua própria voz e pavor de falar alto. Manifesta-se na infância e necessita de acompanhamento psicológico ou psiquiátrico para a correcção da mesma.

Sendo uma fobia, não deve ser ignorada e muito menos desprezada. As fobias são doenças como todas as outras e precisam de acompanhamento por parte de especialistas, para que possam ser corrigidas e não ter repercussões na fase adulta.
6. Hedonofobia

O Medo de sentir prazer, em sua forma mais aguda, é conhecido como Hedonofobia, uma patologia que se desenvolve na mente, e controla as sensações do corpo.
7. Malaxofobia

Malaxofobia é o nome que se dá, em Psiquiatria, para a aversão doentia aos jogos amorosos, à sedução.

Para que se configure numa fobia, os sintomas precisam ser persistentes, e o medo irracional e incontrolável às artes da sedução.

O nome sarmassofobia deriva da percepção tida pelos gregos em relação às amazonas, mulheres lendárias que tinham aversão ao contacto com os homens e que, segundo Heródoto e outros historiadores antigos, seriam ancestrais dos sármatas.
8. Venutrafobia

O medo é uma resposta normal ao perigo ou ameaça. A intensidade dessa resposta varia de acordo com as diferentes situações e as diferentes pessoas. Esta doença insere-se no grupo das perturbações fóbicas e, dentro deste grupo, é considerada uma fobia específica. Estas fobias são caracterizadas por ansiedade clinicamente significativa provocada pela exposição a uma situação ou objeto temido (neste caso são as pessoas estranhas ao doente), que frequentemente conduz a um comportamento de evitamento.
9. Automatonofobia

Fobia dos bonecos, ventríloquos, estátuas de cera e criaturas animadas. Tudo que imite um ser vivo.
10.Hipopotomonstrosesquipedaliofobia

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia é uma doença psicológica que se caracteriza pelo medo irracional (ou fobia) de pronunciar-se palavras grandes ou complicadas. Se caracteriza pela aversão ou nervosismo em momentos nos quais o indivíduo deve empregar palavras longas ou de uso pouco comum (discussões técnicas, médicas, científicas etc), assim como evitar ou não mencionar palavras estranhas ao vocabulário coloquial.

Esta fobia pode ser causada pelo medo de pronunciar incorretamente a palavra, já que isto representa uma possibilidade de que a pessoa fique em desvantagem, seja visto como alguém de cultura inferior ou pouco inteligente, perante seus iguais. Muitas vezes, esta fobia vem acompanhada de timidez social e medo de ser ridicularizado.

A própria palavra hipopotomonstrosesquipedaliofobia representa certa ironia, visto que, além de ser longa e estranha, indica uma fobia à palavras semelhantes. Justamente por isso, para evitar problemas, a abreviatura sesquipedaliofobia também tem sido utilizada.

[Via: Buteco da net]

0 comentários:

Blogger Templates by OurBlogTemplates.com 2007